... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos


Um excelente gestor não possui uma equipe ruim, assim como um péssimo gestor nunca terá uma equipe maravilhosa. A clássica frase do mundo corporativo que afirma que "toda equipe é o reflexo do gestor" é a maneira mais verdadeira de identificar quais áreas possuem profissionais felizes, focados em resultados e devidamente reconhecidos. Em contrapartida, áreas marcadas por alta rotatividade, onde pessoas pedem demissão devido ao chefe ou pela falta de clareza nos processos, revelam problemas profundos. Nessas equipes, bons funcionários acabam afastados devido à falta de direcionamento, da escuta ativa e reconhecimento real.

 

Gestores imaturos, muitas vezes, se tornam centralizadores de processos e informações. Eles acreditam na necessidade de saber tudo, o que inevitavelmente transforma o ambiente em um caos silencioso com o passar do tempo. O maior erro, entretanto, é a incapacidade de reconhecer que ninguém alcança metas e resultados sozinho. Se fosse possível gerir tudo de forma individual, não existiriam profissionais especializados, técnicos ou diferenciados. Nesse cenário, todo empresário assumiria todos os papéis: comprador, RH, atendente, porteiro, entre outros.

 

Muitos gestores/chefes erram ao promover pessoas sem capacidade técnica ou maturidade para cargos de gestão (Ao promover ou designar líderes, é crucial avaliar o perfil comportamental, a experiência e a capacidade de assumir responsabilidades de forma integral.). Essa escolha, muitas vezes motivada pela intenção de manter controle total sobre os processos, resultando em prejuízos a curto prazo. O gestor, ao concentrar funções e decisões que deveria ser de pessoas capacitadas para gerir problemas, encontrar soluções e tecnicamente atuar de forma transparente, perde tempo e deixa de se dedicar a assuntos estratégicos e ao relacionamento indispensáveis para o crescimento sustentável de qualquer organização. Essa visão também reforça a importância de formar equipes equilibradas e investir em capacitação e suporte tanto para líderes quanto para os integrantes da equipe. Além disso, gestores precisam estar conscientes de suas próprias limitações e buscar apoio ou delegar quando necessário para garantir a eficiência e o sucesso organizacional.

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 03/12/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras