... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos

Em quem você ACREDITA...


As pessoas costumam dizer que acreditam em Deus. Mas no fundo elas apenas acreditam em si mesmas.
Esse fato é algo simples de ser visto na vida humana. As pessoas fazem de sua razão o seu Deus.
Só o que elas acreditam ser verdade, é verdade… Só o que elas acham que é certo, passa a ser certo.
Só o que elas querem que aconteça, é o que deve acontecer. Se elas agem de tal forma, essa é a melhor forma de se agir.

O mundo de cada pessoa gira ao redor dela mesma. O ser humano habituou-se a acreditar que é o centro do universo. Costuma reduzir o todo aos seus pequeninos limites. O seu Deus é ele mesmo. O Deus do ser humano é seu prazer; ele larga tudo pela satisfação do momento.

O Deus do ser humano é o dinheiro. Qualquer perda financeira é para ele o fim da vida e nada sobra.

O Deus do ser humano é seu sentimento. O que ele sente sobre alguém, é a verdade desse alguém. O Deus do ser humano é seu filho. Quando seu filho se vai, ele deixa de existir, pois vivia pelo filho.

Jesus disse: seja feita a vontade de Deus e não a minha vontade. Já o ser humano diz: Seja feita a vontade de Deus, desde que esteja de acordo com a minha vontade.

Em Gênesis se diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Mas o ser humano acabou criando Deus a sua imagem e semelhança. O ser humano não acredita no mistério da vida, pois crê tudo poder desvendar e alcançar. No entanto, Deus lança o véu do mistério, e oculta dos sábios aquilo que revela aos simples de coração.

O Deus do ser humano é seu ego: suas vontades, seu julgamento, suas certezas, seu poder, suas minúsculas realizações e conquistas. O ser humano diz que acredita em Deus, mas ele crê apenas no seu próprio reflexo. O ser humano contempla o infinito e coloca uma série de limites e condições no infinito, e assim se aprisiona.
Muito dizem: “O meu Deus é o correto, o seu é errado”. “Meu Deus é bom, o seu é mau”.

No fundo ele está dizendo: eu sou bom, você é mau. Tudo aquilo que eu não acredito, é mau, é errado, é distorcido”.
No fundo, todos aqueles que dizem acreditar em Deus são ateus em relação ao Deus do outro.

São ateus até mesmo em relação ao seu próprio Deus, pois apesar de acreditarem, não o experimentam em suas vidas. Na realidade, vivemos num mundo de ateus, pois todos dizem acreditar em Deus, mas creem apenas em si mesmos.

Por outro lado, o ser humano coloca Deus no céu, para que Ele não interfira no reinado do seu ego na Terra. Mas a verdade é que Deus não está lá fora, está dentro; Deus não está longe, está aqui, Deus não está no futuro, está no presente; Deus não está na igreja, está em nosso interior. Mas é preciso que nosso interior esteja puro, claro, vazio, para que possamos sentir Deus.

Quando cada pessoa atingir um estado de tranquilidade mental, esvaziamento do ego, equilíbrio, abrandamento das paixões, desapego e equanimidade, Deus estará presente…

Deus sempre esteja presente, mas nós somos incapazes de vê-lo. Pois a única coisa que desejamos ver é a nós mesmos.






 
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 11/06/2018
Alterado em 11/06/2018


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras