... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos


As mulheres submetidas à retirada cirúrgica de linfonodos axilares para o tratamento do câncer de mama estão sujeitas as complicações, entre elas, o linfedema de braço.
 
Uma vez feito o esvaziamento axilar, a paciente deve ter os cuidados sempre.
 
O linfedema vai depender do nível de esvaziamento, existem três níveis de esvaziamento, nível I, II, III; quanto maior o nível maior a probabilidade de desenvolver o linfedema. Hoje em dia é mais difícil encontrar pacientes com linfedema crônico. Sendo bem sucinto o linfedema- É um edema no membro causado por alteração da circulação linfática devido à remoção de cadeia axilar de nódulos linfáticos que torna o fluxo linfático mais lento que o normal.

É uma patologia crônica, que se apresenta como aumento de alguma região do corpo, causada por distúrbios de circulação linfática. Caracteriza-se pela concentração de proteínas nos espaços intersticiais. Esta pode ser considerada a maior complicação no tratamento do câncer de mama.

 
Observa-se um aumento gradativo do membro ou de partes, ou seja, a paciente pode observar que a mão está um pouco edemaciada (inchada), ou os dedos, punho, ou cotovelo.

Como proceder?
Verificar se houve um excesso de peso, se fez algum esforço, (carregou algum objeto, criança, animais) ou se houve algum corte, machucado ou infecção no membro operado, o linfedema é considerado uma seqüela secundaria, e pode ser desencadeada por erisipela (ou recidivas de erisipela), celulite, fibrose pós-radioterapia, cortes, arranhões, perfuração no membro (injeção), ou seja, qualquer agressão ou lesão do membro acometido.

Por isso são fundamentais os cuidados no membro acometido para evitar o desenvolvimento do linfedema. O não cuidado do LINFEDEMA pode acarretar em uma infecção generalizada, aumento do braço lesionado, que em casos gravíssimo o paciente sente dores pelo peso do braço desencadeando outras doenças crônicas dos joelhos, coluna e pés.

fonte:
http://oncocentermedicos.com.br/site/2016/04/03/912/
Oncocenter
Enviado por Monet Carmo em 27/01/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras