... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos


Na base de qualquer mudança, está inserido o aprendizado a respeito de nós mesmo, atitudes, ações, decisões que necessitam ser repensadas e que nos obriga a mudarmos para um novo momento. Com toda certeza surgirá o sentimento de tristeza, angústia, confusão e por vezes até mesmo um certo pânico com o que se espera dos dias vindouros...

Toda dor deve ser vista com bons olhos depois que o curativo foi posto... O ser humano, muitas vezes está dentro da própria mudança e não enxerga à si mesmo.
Numa rápida reflexão, quando analisamos as consequências gerais da mudança, um medo súbito pode emergir. E assim se faz a necessidade de confrontar com a realidade de que tudo na vida é impermanente, especialmente as coisas às quais nos ligamos e nos definem. Por vezes na presença da mudança não conseguimos voltar a nos adaptar. Porém, é essencial para seguimos mais maduros em relação aos nossos desejos pessoais.

Precisamos considerar a necessidade de estarmos abertos a aprender, à abraçar o novo, a perceber que coisas, pessoas, situações mudam de acordo de como a vida e o dia-a-dia sopra o vento que empurra o nosso barco de seguir em frente...:
 
Aprender o que se passa com o seu verdadeiro eu e deixá-lo emergir sobre tudo o que possa tirar sua capacidade de atravessar determinado obstáculo, e esse, seja qual for o tamanho da mudança em sua vida fará de você uma nova pessoa dali por diante...
 
O melhor caminho para iniciar qualquer mudança deve começar sempre por você... mudar à si proprio. Ser racional e se perceber se “feliz” ou “triste” e jamais colocar esses dois sentimentos nas mãos de terceiros para iniciar algum tipo de mudança em si.
 
 Percebo muitas pessoas que sofre com problemas pessoais, com problemas psicológicos que lhes causam grande dor emocional, minando a sua autoestimaautoconfiança e vida em geral, e nada fazem para mudar a sua vida para melhor. Certamente as razões serão várias e distintas de pessoa para pessoa. No entanto, acredito que existe um denominador comum a todas estas pessoas, que é a sua rigidez mental, aversão à mudança e dificuldade de adaptação a um novo jeito de pensar, agir e principalmente de decidir o que se quêr... O que se busca... O que se propõe a conquistar.
 
Sair da nossa zona de conforto pode ser assustador, fazer algo para nos melhorarmos requer grande esforço, dedicação, e acima de tudo aceitarmos que de alguma forma fomos mal sucedidos, que temos coisas que necessitam lapidadas e outras simplesmente por pra fora... Jogar no lixo de nossos reflexos errados e que nos trouxe grandes decepções e dores por simplesmente aceitarmos ser inerte a qualquer ação necessária vinde de si mesmo... A vida é um jogo de tabuleiro e mesmo quem não sabe jogar, deve se perceber um jogador em determinado momento... E quando isso acontece, sinal, que você descobriu a forma de aprender com o jogo. Deixar ir, Mudar pra conquistar o que se deseja ou começar do zero com outras atitudes e ações... Precisamos aprender a gerir algumas coisas em nós e na nossa vida. E, ter esta noção pode levar a pessoa a paralisar-se e a continuar no caminho daquilo que lhe é familiar: a sua dor emocional e a sua vida cheia de problemas incapacitantes.
 
De uma vez por todas, se é o seu caso, pense, pondere, reflita acerca da sua situação, se flexibilize, se adapte e tire vantagem da mudança. Mesmo que para implementar essa mudança precise procurar ajuda para ser bem sucedido.
A chave é olhar para o lado positivo em qualquer situação que a vida nos apresenta. Algumas vezes poderá dizer algo do género: “Mas isto não tem nada de positivo.” E acredito que possa mesmo não ter. O que pretendo dizer, quando uso a expressão: Olhar para o lado positivo, é olhar com calma e com frieza e astucia à construção da possível solução de mudança.

Vários estudos mostram que as pessoas deprimidas tendem a permanecer presas em pensamentos negativos, enquanto as pessoas que se focam em emoções positivas face às suas experiências melhoram o seu bem-estar.
Pratique essas 03 lições, todas as vezes que a vida te apresentar uma situação desagradável que lhe obrigará a abraçar a mudança:
·         Auto-examine o que os seus “sucessos” e “fracassos”
·         Abra-se à procura de novas possibilidades, procure o feedback das suas ações, perceba se está no caminho desejado.
·         Tenha atitudes positiva, assertiva e animada.

Quando você abraça as mudanças em sua vida, nos tornamos mais capazes de reconhecer o tipo de relações e de conquistas queremos para si. E qual o tamanho do mundo desejamos ter dentro de nos.
 
 
 
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 19/09/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras