... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos


         (...) Pise em caminhos que te levam ao amor
         pleno e plenitudes são os instantes em que se
                       vive (algo como ele), um encantador
                                                    de  instantes. (...)
                                          **************************
                                                          S. (S.T.M) S.



 
O amor exige uma resposta de todos os instantes. Toda a história passa e repassa pelo mesmo ponto que é o instante. Precisamos nos regressar sempre, não antes ou depois, mas no Instante que se torna misterioso o território central do Ser e do sentir... Liberte-se do passado e do futuro, mas ficar atento ao instante que passa. Só ele é real. Tudo o resto é (in) possibilidades
 
Quanto tempo agente desperdiça, refugiando-se dos nossos vagos devaneios? A felicidade não espera. Ela dá-se aqui e agora. Viver o instante presente exige uma grande atenção às coisas mais simples. Mantém-te disponível, livre de preconceitos e crenças. Não há passado nem futuro. Somos consequência do se fez aqui e agora.

O instante é o único lugar da experiência em que a vida pode ser agarrada, experimentada, sentida. Na verdade devemos aprender a agir a partir do instante que se decide mudar a vida. Para agarrar o instante que passa a nossa frente, basta nos permitir a viver experiências e a deixar o coração da alma aberto a possíveis lagrimas e ou sorrisos. Isso permite que mesmo no meio de uma multidão podemos está a quilômetros de distância, nesse momento podemos utilizar o instante como uma porta imaginária, e nos deslocar no tempo.

 
O tempo é o segredo do Instante, a chave de ouro que abre todas as portas: tudo se passa no mesmo lugar, no mesmo tempo, no mesmo momento. Estamos realmente lá e muitas vezes o lá é aqui.
 
Quantas vezes nos queixamos da incompreensão dos outros, da solidão e da falta de amor. E pedimos com fé que amanhã tudo irá melhorar. "Amanhã" não é senão uma visão do espírito, não tem maior realidade do que um sonho. Devemos agarrar o instante, pois todas as respostas te são dadas, em cada segundo que se vive e se refleti, por isso, Não temos que nos contentar em ficar na margem e observar a água que corre.


             “”O segredo do instante:

"Eu sou a ponte, e maravilha: não é o rio que corre, mais sim a ponte que avança para a torrente!".  A ponte é o instante, a partir do qual se faz a experiência do mundo. O instante não passa. Desloca-se. Pertence ao 
fluxo eterno. Tudo começa hoje. “”


 
O instante não é o limite. Se pudéssemos vivê-lo plenamente, saberíamos o que é a eternidade, pois o presente é eterno. Viver de acordo com a vida não se resume em seguir preceitos e ordens rígidos, que abafam o coração, amarram violentamente as paixões. A simplicidade é a chave do presente. Dá acesso às maravilhosas riquezas.

Uma experiência vivida, forte, intensa não pertence ao passado. Ela está em cada recordar. Ela não deixa o instante.
 
Tudo o que vivemos no correr dos segundos já não existe, e torna-se lembrança. Tudo o que deve acontecer também ainda não existe. O único espaço real que se faze experiência da vida chama-se presente.
 
Aprendi que devemos viver o instante presente com corpo e todos os desejos entregue aos segundos do hoje, pois amanhã serão lembranças e não mais instantes existentes...
 
 
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 24/03/2009
Alterado em 30/05/2010
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras