... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Textos


Mudança (!): - Adaptar-se (?)
 
O mundo corporativo não vive sem essa duas palavras, talvez a que mais causa angustia é a
"Adaptação” por está na base de toda e qualquer gestão. 

Chegam os novos modelos, novos ciclos, ferramentas tecnológicas e a nova geração de capital humano, onde possuem fome de se alimentar no mesmo prato onde a evolução do mercado se alimenta. Com tudo, essas bases têm que está em sintonia e no cerne da questão que envolve a frase: 

"Coragem de mudar para adaptarem-se as novas situações que serão encontradas no desenvolver de quaisquer estratégias de inovação”.
Na verdade o que se fala, é da importância de capacitar pessoas para melhor compreender e aceitar as mudanças. O que nos incomoda e a possibilidade de não enxergar onde devemos mudar e porque (?).
Podemos enumera varias situações que fazem com que uma pessoa possa ter medo de mudanças, o que possivelmente o classificará inapto para desenvolver algum trabalho, sejam em qualquer segmento no mercado.
 
·         Medo de mostrar as falhas que há por trás de processos
·         Medo de ser avaliado, por conhecer seus pontos fracos e com isso perder espaço
·         Acomodar com situações antigas por falta de segurança em resolvê-los
·         Não acreditar no potencial do trabalho em equipe, “centralizar ações”
·         Falta de interesse de se auto-capacitar e buscar novas estratégias de melhorias para o setor ou para si mesmo.
·         Outros...
 
É bem verdade que o “colaborador” em grande maioria “vicia” em sua rotina de trabalho, contribuindo para uma espécie de cegueira que o deixa de gerar e ou construir novos métodos, processos e valores impedindo assim, de colher bons frutos pelas oportunidades que sempre vêm com as mudanças. E enxergar o quando mudar é um desafio... Mais é melhor tentar entender estas necessidades de adaptação do que ter um colapso organizacional batendo na porta... 

Empresas resistentes a mudanças são engolidas aos poucos pelo mercado competitivo.
Olhar pra frente e buscar sempre um novo horizonte a ser seguido, e na a companhia de “pessoas” que se assemelham ao camaleão quando muda de cor por uma questão de sobrevivência!
 
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 27/09/2008
Alterado em 04/06/2010
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras