... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Meu Diário
03/07/2022 19h49
Os miseráveis (Livro de Victor Hugo)

Romance do escritor Francês Victor Hugo, publicada em 1862, mais uma de suas grandes obras literárias. Que traça um retrato da situação política e social pós Revolução Francesa no inicio de seculo XIX, em meio a uma Insurreição Democrática numa guerra travada entre Monarquistas e Republicanos.

 

Com um enredo muito bem elaborado onde o autor procura pontuar as desigualdades sociais, os dilemas morais, por meio de críticas a sociedade francesa, recheado de violência, exploração da prostituição e perversidades.

 

O livro narra a emocionante história de Jean Valjean um pobre miserável que é condenado a 5 anos de serviço forçados na prisão de Toulon por ter roubado um pedaço de pão para dar aos sobrinhos que passam fome. Pena que foi aumentando devido as tentativas de fuga, após 19 anos é libertado, porém rejeitado por toda uma sociedade, vindo a ser acolhido pelo bispo Bienvenu, que evita nova prisão. 

 

Além de Jean Valjean, o livro descreve a trajetória de mais alguns personagens, entre eles a triste, fatídica e comovente vida de Fantine mãe de Cosette, os quais tem em comum a miséria em sua forma mais cruel, absoluta e devastadora, ocorridas em um período obscuro.

 

Diante de um acontecimento, Valjean é acometido de uma crise de consciência que o induz acreditar que a redenção, mesmo por meio do sofrimento é a penitência que lhe cabe. O personagem se caracteriza nos principais ideais do autor, que pauta as temáticas de pobreza e sentimentos religiosos, diante das desigualdades sociais em um mundo cheio injustiças. 

 

O grande escritor peruano Mário Vargas Lhosa, escreve o livro "Tentação do impossível", onde fala mas não esgota a discussão sobre o livro "Os Miseráveis" e o tema proposto.

 

"...Não há como demonstrar que "Os miseráveis" tenha feito a humanidade avançar um milímetro na direção desse reino de justiça, liberdade e paz rumo ao qual, segundo a visão utópica de Victor Hugo, se encaminha a humanidade..." 

 

Porém, no sentido pejorativo da palavra "miseráveis malditos" são todos aqueles que diante da miséria do ser humano não se comovem, fingem que não enxergam e pior a exploram sem comiseração por pura ganância.


Publicado por Monet Carmo em 03/07/2022 às 19h49
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras