... Expressividade ...

"Decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender! - Clarice Lispector

Meu Diário
01/05/2018 12h19
SÍNDROME DO COITADINHO DE MIM (por Jordan Campos)

- Você já deve ter conhecido pessoas assim ou quem sabe seja a tal. Pessoas que usam as desculpas e o vitimismo como forma de se proteger de agir, crescer e exercitar sua própria identidade. Acostumaram-se por algum fator de suas vidas muito mal resolvido, a terem medo de mostrar quem realmente são, e assim criaram uma máscara cooperativa, amiga, meiga e quase iluminada - mas no primeiro momento que precisam enfrentar por si mesmas a vida e decidir, arrolam culpados e se travestem de coitadinhos - parecem mais aquele gatinho no filme do Shrek com o chapéu nas mãos tapando o rosto. 



Comum identificar estas pessoas pela contradição entre o que pregam e como vivem. Quase sempre usam de vernizes públicos que disfarçam bem sua condição de infelizes. A capa de coitadinhas e vítimas são seu maior esconderijo! Tente, até sem querer, ajudar elas a entender isso e receba a ira de que no fundo o culpado é você! 



Oram pela melhora, mas atiram nos anjos-situações que entrem pelas frestas de suas janelas fechadas. No fundo no fundo, por terem passado muito tempo no papel de personagem têm medo da luz que as libertaria, e talvez nunca consigam abandonar este papel se não passarem por um choque fulminante em suas vidas.



O coitadinho de mim não é realizado, tem profunda amargura retida, e não percebe isso. Como diria Lulu Santos - levou o personagem para a cama e isso foi fatal. No consultório vão mostrar como são vítimas dos outros, e como são puros e bons. Não vão aceitar ajuda espontânea - isso é triste, mas real. Podem ler este texto e lembrar de outra pessoa, mas irão se proteger de refletir - ou, ao final da leitura, vão me bloquear e sentir ódio. “Ele não sabe de nada - culpado”. 



 



Por Jordan Campos



www.jordancampos.com.br



Publicado por Monet Carmo em 01/05/2018 às 12h19

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras